terça-feira, 9 de dezembro de 2014

E.E ''DÍMPINA ROCHA LOPES''



Neste domingo, dia 30 de novembro de 2014, o Programa Escola da Família da EE Profª Dímpina Rocha Lopes, trabalhou o Projeto APE – Ações Preventivas na Escola –  cujos temas em foco foram o “Dia Mundial Contra a Aids” e a “Diversidade Sexual e Gênero”.
Nossa ação iniciou-se às 09 horas, com a preparação dos materiais a serem utilizados nas ações. Na primeira ação trabalhamos o tema: “Dia Mundial Contra a Aids”, para tanto colocamos todos os participantes sentados em roda, em volta da árvore feita de galhos, montada pelos mesmos , e conversamos sobre a prevenção de doenças sexualmente transmissíveis e principalmente sobre a AIDS, falamos sobre as formas de contagio, sobre vulnerabilidade, seu tratamento, e os riscos que o contagio dessa doença traz a nossa saúde.
Para o desenvolvimento dessa atividade, cada participante colocou a mão no saco preto e retirou uma plaquinha. Tivemos três espécies de placas: prateadas – dicas, amarelas – gestos que não proporcionam contaminação, vermelhas – formas de contaminação. Cada um leu sua placa, socializamos  esse aprendizado e após cada qual colocou sua plaquinha na nossa árvore.
Na segunda ação montamos um painel juntamente com os participantes sobre o tema “Diversidade Sexual e Gênero”, onde trabalhamos a desigualdade, violência e discriminação em razão da orientação sexual e de gênero. Cada participante procurou em jornais e revistas formas de expressão cultural a respeito do tema, após isso, nós discutimos a respeito do tema com foco na prevenção as violências.
Contamos nestas ações com a participação de cerca de 30 pessoas cuja faixa etária variava entre 08 a 30 anos. E, extraímos como relato: “O Programa Escola da Família, além de nos proporcionar lazer, e um espaço para praticarmos esporte, também é um espaço de aprendizado e cultura, onde podemos conhecer mais sobre a prevenção de DSTs” – Jonathan Aparecido de Oliveira, 20 anos, frequentador assíduo do PEF.


Nenhum comentário:

Postar um comentário