sexta-feira, 6 de setembro de 2013

SEMINÁRIO BULLYING PREVENÇÃO E ENFRENTAMENTO DA VIOLENCIA E PROMOÇÃO DE UMA CULTURA DE PAZ NAS ESCOLAS



Neste sábado, dia 31 de agosto de 2013, os Educadores Universitários das escolas que tem o Programa Escola da Família, participaram do Seminário sobre Bullying promovido através do Projeto APE – Ações Preventivas na Escola, em parceria com o Programa Escola da Família de São Roque.
A palestrante convidada foi a pesquisadora de renome nacional e internacional Cléo Fante, idealizadora do programa antibullying “Educar para a Paz”. Autora de diversas literaturas sobre o tema proporcionou aos presentes, uma excelente introdução sobre Bullying, desmistificando o próprio nome, que muitas vezes é confundido com indisciplina, conflitos.
 Tratou sobre os impactos que o Bullying causa na sociedade, na família, no governo, na escola, com os autores, com as vítimas e com os expectadores. Apresentou algumas estratégias preventivas e dinâmicas para serem trabalhadas com as comunidades.
A especialista Cléo Fante nos levou a reflexão sobre o tema, apontando situações do dia-a-dia, que pela nossa ignorância, muitas vezes cometemos situações de constrangimento e nem nos damos conta que podemos estar colocando uma pessoa em situação vulnerável, correndo o risco de prejudica-la futuramente.
O evento contou com a participação de um universitário de cada escola, que promoverá um dia especial para tratar sobre esse assunto.  Cada participante recebeu um material com diversas propostas para serem aplicadas com adolescentes, jovens e comunidade.
O seminário foi de extrema importância e devemos oferecer mais momentos como esse aos universitários, como estratégias para promover a Cultura de Paz.
Agradecemos ao Projeto APE, a Coordenação Regional de São Roque, por ter incluído a Coordenação Regional de Votorantim para participar desse maravilhoso Seminário. 




Nenhum comentário:

Postar um comentário