segunda-feira, 30 de setembro de 2013

E.E ''DÍMPINA ROCHA LOPES''



O Programa Escola da Família da EE PROFª Dímpina Rocha Lopes em parceria com a Profª Denise de Souza Silva que ministra aulas de Português nesta Unidade Escolar desenvolveu o Projeto de Leitura “Em qualquer cantinho se lê, até no escuro”.
Para o desenvolvimento desse Projeto o Programa Escola da Família preparou uma das salas de aula de forma que ela despertasse a curiosidade e imaginação dos participantes. Foram usados materiais reciclados, como caixas de papelão. Essas foram fixadas nas paredes das salas e cobertas sua abertura com TNT, em cada caixa havia um texto, e aquele que fosse ler precisaria usar um farolete. Foram também dispostas mesas pela sala, todas decoradas. E foi neste ambiente de luzes apagadas que o Programa proporcionou momentos agradáveis de leitura.
O fechamento deste Projeto deu-se neste fim de semana. Os participantes foram convidados a assistirem um vídeo sobre a “Prevenção do Consumismo”, e a partir dos conhecimentos agregados por ele, refletiram sobre a importância das propagandas, sua influencia na sociedade, e a partir dessas reflexões produziram as suas próprias.
Com essa atividade os participantes aprenderam mais sobre a linguagem e as formas como ela é empregada, bem como sobre a leitura, não só de textos, mas de imagens e signos lingüísticos, e sua aplicação pratica no mundo das propagandas.
Contamos com a participação de todos os alunos da escola durante a semana, além dos professores que colaboraram para a realização deste projeto, e para o encerramento contamos com 60 participantes da comunidade neste fim de semana, cuja faixa etária variava de 4 a 15 anos.
Encerramos mais esse projeto com a certeza que foi um sucesso, atingindo o principal objetivo: incentivar a leitura com um olhar crítico, e certos de que buscar parcerias para realização dos projetos enriquece o Programa, beneficiando ainda mais a comunidade.




Nenhum comentário:

Postar um comentário